APRENDENDO A TOCAR VIOLÃO

Tablatura para o violão

A forma de escrita por tablatura consiste em 6 linhas que representam as 6 cordas soltas do violão ou guitarra. A ordem das cordas na tablatura, de cima para baixo, é a seguinte:

como ler tablatura
As linhas representam as cordas. cada letra está representando a nota que se refere a corda: E (mi), B (si), G (sol), D (ré), A (lá), E (mi).

A corda mais grossa e grave (Mi grave) é a de baixo, enquanto a corda mais fina e aguda (Mi agudo) é a de cima. As demais cordas seguem a mesma lógica que o instrumento apresenta. Em cima de cada corda coloca-se um número que representa a casa do violão que deve ser pressionada. Observe abaixo:

tablatura

Nesse exemplo, você deveria pressionar a terceira casa da corda Lá com a mão esquerda e tocar essa corda com a mão direita. Quando aparecem outros números em sequência, você deve tocar uma nota após a outra. Observe:

tablatura violao

Nesse caso, você deve tocar a 5ª casa da corda Ré, depois a 7ª casa da corda Ré, depois a 5ª casa da corda Sol e assim por diante.

Obs: o número zero representa a corda solta (sem pressionar nenhuma casa), por exemplo:

tablatura guitarra       a corda Si deve ser tocada solta.

Quando os números aparecem um em cima do outro, significa que devem ser tocados ao mesmo tempo. Veja o exemplo abaixo:

acorde na tablatura

Nesse caso, você deve pressionar todas essas casas nas suas respectivas cordas e tocá-las ao mesmo tempo. Se uma linha aparecer vazia nesse instante, essa não deve ser tocada.

Agora vamos tocar a primeira música

tablatura-solo-parabens

Anúncios

2 comentários sobre “APRENDENDO A TOCAR VIOLÃO